Frequencímetro. Usar ou não usar? Eis a questão.

08/04/2009 at 11:39 15 comentários

stockxpertcom_id4958281_jpg_44e8913dacdc749e97cf10a3160054ca1
Este é um assunto que percebo haver muita discordância. Para uns é um instrumento indispensável para os treinos e provas e para outros é algo que engessa, que trava, que segura. Eu particularmente treino com um e vejo prós e contras no seu uso.
Como sou muito encanado com a tal maquininha chamada coração, pois minha carga genética é bem grande (meu pai morreu com infarto aos 55 anos) periodicamente faço meu check-up pra avaliar as condições do meu amigo do peito. Até hoje ele nunca me aprontou nada e continua firme e forte.
Quando comecei a dar meus primeiros trotes, sem muita informação, comprei um frequencímetro da marca Oregon, um SE311. Quase infartei mesmo, mas por causa dos batimentos que o maldito acusava, ia de 80 a 220 bpm no trote! Como tava iniciando achei que ia morrer alí mesmo! Parei e até sentei pra descansar mesmo estando me sentindo ótimo. Isso aconteceu várias vezes. O infeliz era tão preciso quanto um relógio “Rolex” da 25 de Março. Depois procurando na net vi casos parecidos com o meu com estes modelos da marca Oregon. Depois de mutas reclamações e 4 trocas de produto com o fabricante, resolvi vender o danado.
Pesquisando bastante e acabei comprando um modelo que seria indicado pra mim: um Polar RS100, para iniciantes na corrida, bem preciso e com várias funções interessantes para um novato como eu. Desde então é meu parceiro inseparável nos treinos. Confio nele mas as vezes percebo sim que ele trava a gente, como na corrida de 5,5K da Corpore, que em momentos, por causa da emoção e empolgação da primeira prova, acusava 175 bpm, bem mais do que eu tô acostumado treinar, o que me fazia reduzir o passo.
Acabei fazendo um tempo ruim perto do tempo treinado. Por outro lado, me garante treinar dentro da frequência estabelecida nas minhas planilhas para que eu não tenha nenum problema.
E para vocês, o frequencímetro é amigo ou vilão? Por favor, deixem comentários com suas opiniões!

Entry filed under: 1. Tags: .

42 bons motivos para correr – motivo 02 Bem na foto…rsrs

15 Comentários Add your own

  • 1. Ade  |  20/12/2013 às 4:41

    meu coraçao foi a 100 e a minha pulsaçao a141 meu coraçao esta bom ou ruim?
    bom galera vou explicar melhor em cima deu 100 e em baixo deu 141 esta ruim ou bom ?

    Responder
  • 2. Lu  |  07/09/2012 às 14:38

    Estou procurando um frequencímetro e quase compro um dos mais barato. Lendo as opiniões acima, lembrei que há alguns anos, usava um polar na academia, mesmo sendo usado por várias pessoas, ele era muito preciso. Tomei a decisão, vou comprar um polar, do modelo mais simples (mais barato e com menos funções para não me deixar mto confusa). Quero melhorar meu condicionamento e começar a correr, mas depois de uma taquiarritmia em repouso, fiquei com medo de me exercitar sem monitoramento.
    Depois conto como o polar está se portando!!

    Responder
  • 3. Thiago  |  26/01/2012 às 15:28

    a marca é Geratherm.

    Responder
  • 4. Thiago  |  26/01/2012 às 15:27

    Ta muito caro! 300 reais??? eu vi um Monitor de Frequência Cardíaca com Cinta Peitoral Ligth Race de 60 reais , alguem sa se presta???

    Responder
    • 5. Thiago  |  26/01/2012 às 15:30

      a marca é Geratherm alguém conhece???Ta barato as outras são caras acima de 300 reais, para quem ta começando acho que não vae a pena.

      Responder
    • 6. Viviane  |  28/02/2012 às 14:26

      olá,,, comprei esse geratherm no site do ricardo eletro, 58,70. usei 20 dias… nesta segunda dia 26/2/12 qdo fui colocá-lo para trotar… só acendeu a luz… procurei no manual e nada de novidades… tentei ligar no 0800 do site da geratherm e fone só chama. mandei e-mail para sac do ricardo eletro e me pediram 3 dias para analisar o caso. vou postar a resposta assim que tiver….
      Tirando isso, ele é perfeito… monitor cardíaco, relógio, despertador, cronômetro…. tudo de bom… mas me deixou na mão. vamos ver a assistência da ricardo eletrico.

      abraços Galera

      Responder
  • 7. Simone  |  29/10/2011 às 1:16

    OLá….

    Onde estou treinando não tem marcação de distância, teria algum frequencímetro, ou outro aparelho que meça a distancia percorrida? O que vocês me indicam??

    Abraço

    Responder
  • 8. Cintia Rossi  |  26/10/2011 às 16:11

    A 1 mes atraz comprei um frequencimetro da Speedo, pelo q andei pesquisando dentre os mais baratos era uns dos melhores, Pois bem, adaptei o relogio como manda o figurino, altura, peso, frequencia ideal a ser trabalhada, aquela parafernalha toda. Mas qdo estou correndo e resolvo dar um tiro, na matematica ele teria q apitar dizendo q eu estou chegando na mnha zona maxima,mas ele apita baixando a frequencia. eu, em pleno exaustão e ele acusando 80 e baixando…Será um defeito do aparelho ou algo q eu nao saiba mexer, sei lah.
    Alguem me tira essa duvida?Rss…obrigada desde ja.Bjuss

    Responder
  • 10. Soul Moto  |  15/06/2011 às 19:06

    tenho T1C e muito bom.
    esta com 10% de desconto no site http://www.soulmoto.com.br/monitor-cardiaco-suunto-t1c-pattern-black.html

    Responder
  • 11. sandro hilton  |  03/12/2010 às 13:17

    Todos os comentários açima sobre oregon é verdade, foi a mesma coisa comigo, passei a caminhar como se tipo bem devagar e o danado pula de 102 + ou – prá 193, 210 e por aí vai, vou procurar outro!!!

    Responder
  • 12. Andréa  |  30/07/2009 às 15:13

    Adorei ler esse texto! Estou procurando um frequencimetro e tenho muitas dúvidas! Ainda não comecei a correr por cautela e quero fazer de maneira contínua, sem sustos. Já pratico caminhada regularmente. Estava em dúvida entre um oregon e um techline (duas das mais baratas). Agora sei q o oregon não compro.rsrs. Mas ainda tenho muitas dúvidas como um relógio q não precisa do cinto ou sobre qual a melhor marca para uma iniciante como eu.
    Um abraço e obrigada pela ajuda!

    Responder
  • 13. Carol  |  12/05/2009 às 17:24

    Entao…
    Eu tenho um Polar F6 e, apesar de te-lo a seis meses, so agora comecei a usa-lo e a tentar entende-lo melhor.
    Ele tem uma serie de funcoes, mostra um estimado numero de calorias perdidas e devido a todas essas funcionalidades, as vezes ainda fico confusa se estou treinando da maneira adequada para meu objetivo.
    Sempre digo aos meus amigos que este frequencimetro foi a melhor aquisicao que fiz no ano passado e acredito que ele ajuda – e muito – no treino pois, naqueles dias que estamos doentes ou indispostos e decidimos dar uma caminhadinha, podemos acompanhar se a frequencia nao esta muito baixa para nao por o treino a perder..
    O que e mto bom deste frequencimetro e a frequencia codificada. Outro dia fui correr com um amigo q estava com um frequencimetro “generico” adquirido na Decathlon e os batimentos deles foram a 330!! hehe… o frequencimetro somava a minha frequencia e a dele.
    Vale a pena gastar um pouco mais e nao ter dor de cabeca..

    Bjus

    Responder
    • 14. Juliana  |  25/08/2011 às 15:33

      Carol,

      fiquei na duvida entre o polar e o Suunto acabei optando pelo sugestão do post acima Fabiano Machado, por que ?
      pela simplicidade das funções e fácil utilização, o F6 tem tantas funções que acaba atrapalhando a organização da mesma.
      estou muito feliz com o meu Suunto T1C segue o link caso alguém se interesse :http://www.soulmoto.com.br/monitor-cardiaco-suunto-t1c-pattern-black.html
      um otima tarde a todos.

      Bjos Juliana Ueti

      Responder
  • 15. Jorge  |  08/04/2009 às 17:25

    Meu amigo Augusto, vc não é o único a sentir isso, pois a 2 anos atrás aproveitando a promoção da revista O2, assinei ela para pegar o frequencimetro da Oregon S2 232, até ai tudo bem, quando comecei a treinar com a faixa tomei um baita susto no relógio acusou mais de 220 batidas, e quando eu trotava diminuia a batida e no meu oregon tem um sistema que aponta quando vc está abaixo da sua frequencia e acima da sua frequencia, quando sai da zona alvo o relógio começa a tremer, daí eu já sentindo aquilo estranho no peito resolvi não treinar mais com a faixa, mais dei uma outra oportunidade a ela, quando pus no peito ela não funcionou mais, troquei a bateria funcionou por 1 semana, dai de algum tempo para ca não resolvi mais usala…
    Um abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Últimos posts

Fit Labore

Acesse o site www.fitlabore.com.br para conhecer os trabalhos desta assessoria esportiva da qual faço parte e venha participar da nossa equipe. Nossos treinos coletivos acontecem às terças e quintas das 18 às 20h na ESALQ-USP e aos sábados ou domingos às 8h no Parque da Rua do Porto.
abril 2009
S T Q Q S S D
« mar   mai »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Visitas

  • 66,355 já correram aqui!

Arquivo


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

